Sem Aécio, PSDB lança Anastasia como pré-candidato ao governo de Minas

Sem Aécio, PSDB lança Anastasia como pré-candidato ao governo de Minas

Sem condições de encarar a população depois de todos esses fatos e derrotado nas eleições de 2014, com a vitória de Fernando Pimentel (PT), e de 2016 na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte, Anastasia afirmava que não disputaria o cargo.

Com o apoio formal do PSD e do PSC, o senador Antônio Anastasia (PSDB) lançou oficialmente na tarde desta segunda-feira sua pré-candidatura ao governo de Minas Gerais. O anúncio foi feito em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, e reuniu membros dos mais variados ramos da sociedade civil e lideranças políticas. O evento teve a presença de prefeitos e vereadores do partido e de legendas aliadas. A sigla temia se enfraquecer em Minas, caso não apresentasse um nome na disputa pelo Palácio da Liberdade. Posteriormente, Aécio passou a ser réu e responde a ações por corrupção que correm no Supremo Tribunal Federal (STF) e na Justiça de estadual em Minas.

Aécio também é investigado em outras ações no STF. Questionado pela imprensa sobre o assunto, Anastasia disse que "o senador Aécio decidirá a seu tempo e sua hora se é candidato ou não.Temos de aguardar e respeitar a sua decisão". "O importante agora é fazer o lançamento da pré-candidatura e continuar conversando com os partidos". Conforme afirmou, Anastasia terá o comando da campanha no estado. O que chamou mais a atenção no ato foi a ausência do senador Aécio Neves e do pré-candidato à presidência da República, Geraldo Alckmin, ambos tucanos.

O senador foi vice de Aécio Neves na chapa vencida pelos tucanos na disputa pelo governo de Minas em 2006. Aécio, por exemplo, ainda não se decidiu se irá disputar uma vaga no Senado ou na Câmara dos Deputados. Mas o fato é que como padrinho político e depois do papel que Anastasia cumpriu no golpe, como relator do impeachment no Senado, Aécio certamente não ficaria de fora. Disse que vai reorganizar finanças públicas e investir em educação, saúde e segurança, com valorização dos servidores públicos.