Minas registra 53 mortes pelo vírus da gripe neste ano

Minas registra 53 mortes pelo vírus da gripe neste ano

A informação foi confirmada nesta segunda-feira (14) pela coordenação do Núcleo de Doenças Transmissíveis da Secretária de Estado da Saúde (SES).

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a Síndrome Gripal, manifestação mais comum da doença, se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. Dos casos com amostras processadas, 11,6% (53/458) foram classificados como SRAG por Influenza e 16,6% (76/458) como outros vírus respiratórios.

Até o momento, foram notificados 800 casos de SRAG no Estado, sendo 458 (57,3%) com amostra coletada e processada. Um número 152% maior do que o divulgado no mês passado. No total, 26 municípios do estado identificaram SRAG associadas à Influenza em pacientes residentes.

Dos óbitos relacionados à Influenza, 50% foram associados ao subtipo A/H3 sazonal e a Influenza A não subtipado.

Ainda a melhor forma de se prevenir contra a doença, a vacinação pode ser distribuída gratuitamente para os grupos de risco no SUS. Com a campanha de vacinação até o dia 1º de junho, a imunização é uma das principais formas de prevenção, já que protege contra três vírus diferentes da Influenza.

Em Minas Gerais espera-se vacinar 5 milhões de pessoas.