Campeões na varanda da Câmara 19 anos depois

Campeões na varanda da Câmara 19 anos depois

Receção na Câmara Municipal, com entrega da Medalha de Honra da Cidade ao presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. O jogo com o Vitória será transmitido pelos seis ecrãs gigantes espalhados pela cidade, que acompanharão a emissão da SportTV.

A entrada na Avenida dos Aliados foi um dos momentos altos da noite, com o veículo a circular a baixa velocidade entre um mar de gente, milhares e milhares de portistas a ocupar todos os espaços disponíveis, a cor azul a perder de vista no coração da cidade.

Cerca de meia hora depois, a equipa desce até uma plataforma a ser montada em frente à câmara e percorrerá uma 'passerelle' até um palco a meio da avenida. A festa começa às 15h00 nos Aliados, com atuações de artistas, ainda por revelar.

No final do jogo, os jogadores seguem de Guimarães para o Estádio do Dragão, no Porto, onde trocarão para o autocarro panorâmico, seguindo então para a festa na Avenida dos Aliados que estará cortada ao trânsito desde as 13:00.

Os festejos terminam com uma sessão de fogo-de-artifício de homenagem aos campeões.

Dezanove anos depois, a varanda da Câmara Municipal do Porto voltou a receber o Dragão campeão nacional. O momento em que o capitão Héctor Herrera levantou o troféu, com Maria Amélia Canossa a cantar o hino do FC Porto, irá perdurar na memória coletiva. O Metro do Porto será reforçado entre as 16h00 desse dia e as 2h00 da madrugada de domingo, "com mais frequência e mais veículos duplos", segundo a transportadora.