Boato ou verdade: o inverno será o mais frio do último século?

Boato ou verdade: o inverno será o mais frio do último século?

Durante essa semana, uma notícia afirmando que o inverno deste ano será o mais frio do século circulou pelas redes sociais. Mas, será que é verdade ou somente mais um boato?

O Jornal Midiamax conversou com o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Ernesto Alvin, que declarou que a notícia não passa de mais uma fake News. "Apesar de, tecnicamente, a chance disso [frio rigoroso] ocorrer não ser zero, a probabilidade estatística que ocorra é absurdamente pequena", publicou a MetSul. Aliás, é mais provável que o inverno deste ano seja mais ameno, acima da média histórica.

O fenômeno La Niña, citado nas reportagens veiculadas em todo o País, iniciou em 2017 e está em seus últimos dias, conforme o instituto de meteorologia. Os especialistas explicam que a superfície do Oceano Pacífico está ligeiramente mais quente do que o normal e que não há previsão, por enquanto, tanto da formação de El Niño, fenômeno climático que representa o aquecimento das águas, quanto de La Niña, responsável pelo resfriamento anormal da superfície do mar. "Sempre desconfie de notícias espetaculosas na internet", conclui a MetSul.