Relator no Cade recomenda aprovação da compra da XP Investimentos pelo Itaú
por Dionisio Barreto Mar 15, 2018
Ela deve ser seguida por João Paulo de Rezende e o voto do relator, Paulo Burnier, é tido como incerto. Nos últimos dias, ele ainda pediu informações ao Bradesco para avaliar o que ocorreu quando o banco adquiriu a Ágora, em 2008, quando era a maior corretora do país.
"A operação é bastante sensível, pois a aquisição de um 'player' disruptivo por um incumbente pode ser motivada por uma necessidade de proteção do próprio mercado, levando ao arrefecimento do nível competitivo em geral, o que teria efeitos nefastos para o bem-estar econômico", diz o parecer da superintendência do Cade.
Com os remédios apresentados, a maioria do conselho do Cade se convenceu da possibilidade de aprovação do caso. Já em 2022, outro percentual adicional de 12,5% garantirá ao banco a posse de 74,9% do capital social total e 49,9% das ações ordinárias da XP.
A compra de 49,9% da corretora pelo banco foi anunciada em maio do ano passado pelas empresas por R$ 6,257 bilhões. Além disso, o Itaú não poderá se manifestar em relação às decisões sobre inclusão ou exclusão de parceiros de negócio na plataforma XP e em outras questões comerciais sensíveis, caso o acordo seja aprovado.
Os bancos têm demonstrado crescente interesse no mercado de plataformas abertas de investimentos, sobretudo após a recente perda de clientes para o setor.
Não será permitida exclusividade a gestores e emissores de papéis.
O acordo terá validade até 31 de dezembro de 2022. No acordo negociado com a superintendência, que deverá ser confirmado pelo Cade, há a previsão ainda de que, caso o Itaú venha a adquirir o controle da XP, a nova operação deverá ser notificada ao Cade para que seja reavaliada. A operação entre as companhias está na pauta da sessão de julgamento da próxima quarta-feira (14) e as partes teriam conseguido chegar a um acordo com os conselheiros da autarquia. É a primeira vez que o conselho analisa uma operação que só será plenamente concretizada no futuro.
Em resumo, vai se limitar a influência do Itaú nas decisões da XP e nem privilegiar a corretora em suas ações.
Você pode gostar...
-
Propaganda
-
Liderança
Aprovado projeto de horário flexível para a Voz do Brasil
Mar 15, 2018
A Voz do Brasil está no ar desde a década de 1930 e transmite informativo oficial dos três poderes. O partido tentou, com requerimentos, adiar a votação do projeto (PL 595/03).Ministério da Saúde lança campanha para vacinar jovens contra o HPV
Mar 14, 2018
Com a vacina, o setor estima que haverá proteção direta, impedindo o deslocamento do risco de doença para esses grupos etários. Os adolescentes que tomaram a primeira dose da vacina contra o HPV precisam tomar a segunda dose para a efetiva prevenção.Apresentador da Globo, Max Fercondini se envolve em confusão no Rio
Mar 14, 2018
Procurada por QUEM, a assessoria de imprensa de Max Fercondini negou que o ator tenha iniciado a briga. A situação ficou ainda pior quando ela se identificou e bateu de frente com Max.YouTube retalia contra teorias da conspiração
Mar 14, 2018
Eles serão colocados logo abaixo do vídeo, antes mesmo do espaço reservado para o título e para a descrição. A posição de destaque é justamente para chamar a atenção e alertar sobre o que está sendo assistido. -
-
O mais recente
-
| Mai 18, 2018
Antes do aumento da Petrobras, gasolina fica 5,4% mais barata
-
| Mai 18, 2018
Caixa vai leiloar 300 imóveis com descontos de até 95% durante Feirão
-
| Mai 18, 2018
IBGE aponta que falta trabalho para 27,7 milhões de brasileiros
-
| Mai 18, 2018
Maduro prevê vitória decisiva em eleições na Venezuela no fim de semana
-
| Mai 18, 2018
-
| Mai 18, 2018
Governo proíbe bancos públicos de negociarem dívidas do Funrural
-
-
-
| Mai 18, 2018
-
| Mai 18, 2018
Governo proíbe bancos públicos de negociarem dívidas do Funrural
-
Top Tags
Direitos autorais © 2019 tomartvnews.com - Tomar TV | Todos os direitos reservados