Morre Stephen Hawking aos 76 anos de idade

Morre Stephen Hawking aos 76 anos de idade

A doença causa morte dos neurônios motores.

Aos 21 anos, em 1963, Hawking foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Mesmo com a dificuldade motora - que mais tarde se converteu em paralisia -, Hawking conseguiu seguir seus estudos na física teórica com maestria, tornando-se um dos grandes nomes da ciência nos séculos XX e XXI. Ele disse uma vez: "Não seria muito um universo se não fosse o lar das pessoas que você ama". Por falta da área desejada, ele saiu da universidade e seguiu a Cambridge, onde realizou uma pesquisa na área de cosmologia, se tornou doutor no estudo e foi professor de matemática. Ele nasceu em Oxford, Inglaterra, em 8 de janeiro de 1942 _coincidentemente o aniversário de 300 anos da morte do astrônomo e físico Galileu Galilei.

Três anos depois, o físico recebeu sua primeira premiação na classe licenciatura em Ciências Naturais - ao longo de sua carreira, recebeu 15 medalhas e prêmios. Curiosidade ou não Stephen Hawking morreu no dia 14 de Março de 2018 e Albert Einstein nasceu no dia 14 de Março de 1879. Contudo, Hawking demonstrou que certos efeitos quânticos fazem com que esses objetos emitam uma pequena quantidade de energia. Foi autor de diversos livros científicos populares, entre eles "Uma Breve História do Tempo", que vendeu mais de 10 milhões de cópias. Durante anos, Stephen Hawking contou com a ajuda da tecnologia para se comunicar, usando computadores que reconheciam expressões faciais e até movimentos oculares para conseguir transmitir seus pensamentos em forma de voz robótica. Essa foi sem dúvida sua mais relevante contribuição científica, que só não lhe valeu um Prêmio Nobel porque ainda carece de confirmação observacional.

A vida de Hawking tornou-se filme.

O cientista deixou três filhos do seu primeiro casamento. Hawking voltou a se casar em 1995, com sua enfermeira Elaine Mason, mas o segundo enlace terminou em 2006, com acusações (jamais confirmadas) de que a mulher o agredia.