Previsão de chuva forte deixa o Rio em estágio de atenção

Previsão de chuva forte deixa o Rio em estágio de atenção

Quatro pessoas morreram após o temporal que atingiu o Rio na madrugada desta quinta-feira (15). A Avenida Brasil está com trânsito interrompido no sentido centro, por causa da queda de uma árvore e de um painel publicitário, na altura de Ramos, na zona norte. O Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, na zona oeste, também foi invadido pela água. Os serviços que ligam Santa Cruz e Campo Grande chegaram a ser interrompidos.

Na Barra, em apenas uma hora, a estação do Alerta Rio registrou 119% da chuva esperada para todo o mês de fevereiro - entre 23h45 e 0h45, foram 123,2mm.

A capital fluminense registrou 75% do volume de chuva prevista para ocorrer ao longo de todo o mês de fevereiro. O estágio de atenção é o segundo estágio, com previsão de chuva moderada a muito forte.

A Prefeitura do Rio pede que a população siga as orientações dos agentes públicos. "O alerta de crise para a chuva intensa foi dada e a defesa civil foi colocada em prontidão para atuar prontamente em caso de acidentes graves".

Árvores caíram em quase 20 pontos da cidade nesta madrugada. O sistema de alerta e alarme comunitário da Prefeitura do Rio foi acionado em 76 comunidades das regiões de Jacarepaguá, Grande Tijuca e da zona norte.

Antes das sirenes tocarem, as lideranças comunitárias treinadas pela Defesa Civil já haviam informado aos moradores sobre a possibilidade de evacuação assim que receberam as mensagens nos celulares que a Prefeitura do Rio disponibilizou e que compõem o sistema de alerta preventivo. Nos trens, o ramal Santa Cruz da Supervia ainda não teve sua operação iniciada por causa de um dirigível que caiu nas proximidades da estação Vila Militar. No ramal de Belford Roxo, segundo a concessionária, trens circularão somente de Belford Roxo até Pavuna. Passageiros devem utilizar os ônibus e o metrô. Nelson Cardoso. Evite a via.

Av. Gomes Freire, altura do nº 380, na Lapa.

Radial Oeste, altura do Maracanã. Brasil, altura de Benfica, Caju e de Manguinhos. No Recreio dos Bandeirantes, a queda de uma árvore causou um rompimento de tubulação de gás seguido de um incêndio; e a Estrada Benvindo de Novaes foi parcialmente interditada.

15/02 - 1h31 - Linha Amarela, sentido Barra da Tijuca, altura do Shopping Nova América, em Del Castilho, sentido Barra da Tijuca.

Praça da Bandeira. Via liberada.

Mergulhão Billy Blanco, na Barra. Manoel de Abreu, altura da R. Felipe Camarão, na Tijuca. Um rio que corta a Favelinha do Skoll transbordou, alagando e destruindo casas. Ayrton Senna, altura do acesso à Linha Amarela, na Gardênia Azul, sentido Linha Amarela.

Pista central da Av.