Morre Morgan Tsvangirai, líder da oposição no Zimbábue

O líder da oposição no Zimbabué, Morgan Tsvangirai, morreu esta quarta-feira.

"Posso confirmar que ele morreu nesta noite. A família comunicou isto para mim", disse o vice-presidente do MDC, Elias Mudzuri, à Reuters.

Provavelmente o político mais popular do Zimbábue, a carreira do líder sindical foi no fim das contas definida por suas rixas - literais e figurativos - com Mugabe, de 93 anos e que renunciou após um golpe em dezembro.

A morte de Tsvangirai acontece apenas meses antes das primeiras eleições pós-Robert Mugabe, que foi afastado do poder em novembro de 2017, depois de 30 anos como presidente do Zimbabué. A situação clínica deteriorou-se rapidamente nos últimos dias, apesar de estar a em tratamento na África do Sul. O partido da oposição tem agora que escolher um novo líder para disputar o poder contra a União Nacional Africana do Zimbabwe, partido actualmente no poder e fundado por Robert Mugabe.

O líder opositor foi uma figura importante na política recente do país, ao se tornar a principal ameaça do deposto ditador Robert Mugabe, a quem chegou a derrotar no primeiro turno das eleições de 2008 antes de retirar sua candidatura no segundo turno após ameaças e uma onda de violência política. Foi preso inúmeras vezes e alvo de quatro atentados.