Horário de verão termina no próximo domingo (18/2)

Horário de verão termina no próximo domingo (18/2)

Termina no próximo domingo (18) o horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além do Distrito Federal.

A mudança, que pode ser extinta, é adotada no Brasil desde 1931 para os moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Como efeito prático, o sábado ganha uma hora a mais e paranaenses, catarinenses, gaúchos, paulistas, cariocas, mineiros, capixabas, goianos, mato-grossenses, sul-mato-grossenses e brasilienses voltam a seguir o fuso horário de Brasília em sincronia com as demais regiões do país.

Criado para economizar energia e aproveitar energia solar, o horário já esteve perto de ser extinto. Apesar disso, não divulgou a previsão de economia de energia para o período, que entre 2016 e 2017 foi de R$ 159,5 milhões.

"A avaliação dos atuais impactos na redução do consumo e da demanda de energia elétrica, contida nos estudos realizados neste ano de 2017 pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) em conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME), mostra que a adoção do horário de verão traz atualmente resultados próximos da neutralidade para o sistema elétrico", escreveu o ministério em nota, em outubro do ano passado. Isso porque o presidente Michel Temer assinou em dezembro um decreto que reduz o período em duas semanas.

Assim, no fim deste ano, o horário de verão começará apenas em 4 de novembro, um fim de semana após o fim do segundo turno das eleições presidenciais, que está marcado para 28 de outubro.