Groenewegen impõe-se com autoridade em Lagos — Volta ao Algarve

Groenewegen impõe-se com autoridade em Lagos — Volta ao Algarve

Dylan Groenevegan venceu hoje a etapa inaugural da Volta ao Algarve em bicicleta, que ligou Albufeira a Lagos, na distância de 192,6 quilómetros, tornando-se assim no primeiro líder da 44ª edição da prova.

A segunda etapa da Volta ao Algarve disputa-se já amanhã, 15 de Fevereiro, e vai ligar Sagres à Fóia, em Monchique.

Classificação da 1.ª etapa: 1.º, Dylan Groenewegen (Team Lotto NL/Jumbo), 4:47.58 horas; 2.º, Arnaud Demare (FDJ), m.t.; 3.º, Hugo Hofstetter (Cofidis), m.t.; 4.º, Timothy Dupont (Wanty/Groupe Goubert), m.t.; 5.º, Jurgen Roelandts (BMC Racing Team), m.t; 6.º, John Degenkolb (Trek/Segafredo), m.t.; 7.º, Jens Keukeleire (Lotto Soudal), m.t.; 8.º, Matteo Pelucchi (Bora/Hansgrohe), m.t.; 9.º, Yves Lampaert (Quick-Step Floors), m.t.; 10.º, Luís Mendonça (Aviludo/Louletano/ULI), m.t. (...). É muito satisfatório começar no Algarve com a camisola amarela mas admito que não tenho pretensões de a defender. A camisola amarela vai mudar de "dono" porque o líder Dylan Groenewegen é um sprinter e a etapa é para trepadores.

Praticamente a correr em casa, o jovem farense, de 23 anos, garantiu um lugar no pódio da primeira etapa, ao passar em primeiro nas duas primeiras contagens de montanha do dia, uma de quarta categoria na Aldeia dos Matos (43,9 quilómetros) e uma de terceira na Eira da Cevada (84,6).

Mesmo sem grande organização na frente e sem nenhuma equipa a controlar, o pelotão foi sempre mantendo a fuga controlada - a partir dos 100 quilómetros esteve sempre abaixo dos dois minutos.

Já dentro dos 30 quilómetros finais, com o pelotão a cerca de 30 segundos, Josu Zabala e Luís Afonso deixaram os restantes companheiros de fuga para trás e conseguiram, momentaneamente, aumentar a vantagem, mas acabariam por ser apanhados a 16 quilómetros da meta, pouco depois da segunda meta volante, em Odiáxere, ganha pelo espanhol.

Uma queda na fase final envolveu vários ciclistas, incluindo o português Tiago Machado (Katusha-Alpecin). A viagem de 187,9 quilómetros inicia-se em Sagres, às 12:00 horas, e termina no alto da Fóia (montanha de primeira categoria) por volta das 17:00.

À partida para a etapa será entregue a Philippe Gilbert (Quick-Step Floors) o Prémio Prestígio 2018.