Galeria de Washington revela imagens do casal Obama

Galeria de Washington revela imagens do casal Obama

O retrato da ex-primeira-dama foi criado pela artista Amy Sherald, residente em Baltimore e vencedora do primeiro prémio do Portrait Gallery's 2016 Outwin Boochever Portrait Competition.

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama brincou sobre suas orelhas e cabelos grisalhos e elogiou o "calor" de sua esposa Michelle Obama no lançamento dos retratos oficiais do casal na Galeria Nacional de Retratos do Smithsonian.

Mas havia alguma expectativa em relação ao retrato oficial de Barack e Michelle Obama. A Galeria Nacional reúne retratos de todos os presidentes americanos.

Mas Wiley também é conhecida por pintar imagens perturbadoras de mulheres negras que decapitam pessoas brancas, pelo menos duas das quais ele postou no Twitter.

Não está claro se o presidente Obama estava ciente das pinturas de decapitação antes de encomendar o trabalho a Wiley.

A artista do retrato de Michelle Obama foi Amy Sherald.

Barack é retratado sentado numa cadeira de madeira que flutua num fundo de folhagens e flores densas, que não ofusca a aliança de casamento pintada na mão esquerda do ex-presidente. Para além de terem sido os primeiros afro-americanos na Casa Branca, convidaram dois artistas também afro-americanos, que têm abordado a questão da raça nos seus trabalhos, para a tarefa.

Já Michelle foi desenhada com um longo vestido do designer Milly by Michelle.

"Eu quero parabenizá-la por capturar espetacularmente a graça e beleza e inteligência e charme e calor da mulher que eu amo", disse Obama.