Brasil estreia nos jogos olímpicos de inverno nesta semana

Brasil estreia nos jogos olímpicos de inverno nesta semana

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 em PyeongChang, na Coreia do Sul foram abertos nesta sexta-feira (9) pelo presidente do país, Moon Jae-in, às 21h40 (horário local, 10h40 em Brasília).

Os custos para acolher a delegação de autoridades de alto nível, que incluiu Kim Yo Jong, irmã do líder norte-coreano, Kim Jong Un, não saíram do orçamento governamental, acrescentou Baik, sem dar detalhes.

O sistema informático dos Jogos Olímpicos de Inverno da Coreia do Sul foi alvo de um ataque informático, poucas horas antes da cerimónia de abertura, que se prolongou durante cerca de 12 horas. Durante a competição, serão disputados 15 esportes de inverno, por atletas de 93 países.

Em conjunto com o COI, os organizadores sul-coreanos decidiram não revelar a origem da fonte do ataque, assegurando que as duas entidades sabem "a causa do problema, mas este tipo de problemas é recorrente durante os Jogos". Jaqueline Mourão abre a participação do país na prova de esqui cross-country 10 km livres.

Mais informações no site oficial dos jogos.

A Coreia do Norte concordou em participar dos Jogos de Pyeongchang depois que Seul e o COI incentivaram a nação, que é alvo de diversas sanções internacionais, a fazê-lo como um gesto de paz.

A tese com mais força é a de que o ciberataque da última sexta-feira tenha partido de Moscovo, ataque esse que seria uma vingança pelo facto de o comité olímpico russo ter sido penalizado, após o escândalo de doping dos jogo de Sochi, em 2014, que impediu os atletas de competir sob a sua bandeira, conta o mesmo jornal.