Google anuncia três cabos submarinos para expandir computação em nuvem

Google anuncia três cabos submarinos para expandir computação em nuvem

O terceiro, que ligará Los Angeles ao Chile, onde instalou um centro de dados em 2015, será só do Google.

Em todo o mundo, a infraestrutura rede a serviço do Google tem mais de 100 pontos de presença e 7500 nós.

A Google foi um dos membros do consórcio por trás de uma conexão de fibra óptica submarina de 28 TB que foi construída em 2013 para conectar China, Hong Kong, Filipinas, Singapura e Brunei com o Japão.

O Curie será o nono cabo submarino instalado pela companhia no mundo, embora seja o primeiro totalmente privado.

O nome do cabo é uma homenagem a Marie Curie, uma das cientistas pioneiras no estudo sobre radioatividade e única pessoa na história a receber Prêmios Nobel em duas áreas de estudo diferentes, física e química, por suas descobertas.

Os cabos submarinos formam a espinha dorsal da Internet ao carregarem mais de 90% do tráfego de dados do mundo. "Por meio da nova infraestrutura, teremos a oportunidade incrível de receber novos negócios na nuvem e continuar avançando em nosso objetivo de longo prazo de atingir o "Próximo Bilhão" de usuários da internet", afirma a companhia, em comunicado. Mas o "Curie" será o primeiro totalmente privado a nível internacional.

Entre as vantagens de instalar cabos de dados submarinos privados, está tanto a flexibilidade para tomar decisões quanto ao roteamento de dados como a otimização da latência, observando os interesses dos usuários do Google e dos clientes do Google Cloud Platform.

"A infraestrutura do Google na América Latina é formada por muitos componentes, como, por exemplo, o data center no Chile, que permitem fazer pesquisas na Busca do Google, assistir vídeos no YouTube, guardar lembranças no Google Fotos e usar os aplicativos de produtividade do G Suite, e as regiões de Google Cloud Platform, como a inaugurada em São Paulo o ano passado".

Até o momento o Google não divulgou o montante que será investido nessa iniciativa.