Vacina é necessária para quem vai viajar — Febre amarela

Vacina é necessária para quem vai viajar — Febre amarela

Em São Paulo, foram contabilizadas 21 mortes por febre amarela entre todo o ano de 2017 e a última sexta-feira.

"A estratégia de fracionamento da vacina é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quando há aumento de epizootias [conceito utilizado em veterinária e ecologia das populações para qualificar uma enfermidade contagiosa que ataca um número inusitado de animais ao mesmo tempo e na mesma região] e casos de febre amarela silvestre de forma intensa, com risco de expansão da doença em cidades com elevado índice populacional e que não tinham recomendação para vacinação anteriormente", diz o Ministério da Saúde.

Não será emitido CIVP, em hipótese alguma, para quem apresentar comprovante de vacinação com etiqueta referente a dose fracionada.

Taubaté é uma das 52 cidades do Estado de São Paulo onde haverá a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela.

O reforço enviado é da dose padrão, uma vez que a dose fracionada requer treinamento dos profissionais de saúde.

Apesar do envio das doses adicionais para São Paulo em função das filas extensas, o slogan da campanha do governo prega a racionalidade na vacinação: "Informação para todos, vacina para quem precisa".

A população que não vive na área de recomendação ou não vai se dirigir a essas áreas não precisa buscar a vacinação neste momento.

Em São Paulo, a campanha emergencial com doses fracionadas será concentrada entre os dias 3 e 24 de fevereiro.

No total, a campanha emergencial quer atingir 19,7 milhões de pessoas nos três estados (Bahia, Rio e São Paulo).

DOSE/ A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, pessoas acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses e pacientes em tratamento de câncer.

Viajantes internacionais que se destinam para as áreas de exigência do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia - CIVP, emitido pela Anvisa, devem tomar a vacina contra febre amarela em dose padrão, não fracionada. No entanto, é necessário apresentar um comprovante da viagem, por exemplo, o bilhete da passagem. Vocês acham que eles não sabiam dessa peste de febre amarela?