Mineiros poderão receber alertas de desastres naturais a partir de segunda-feira

Mineiros poderão receber alertas de desastres naturais a partir de segunda-feira

E desde outubro, todos os moradores dos estados do Paraná e de Santa Catarina podem cadastrar as linhas móveis para receber mensagens de alerta de desastres naturais enviadas por SMS.

Agora moradores de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul poderão receber alertas de desastres naturais por meio de SMS, a partir de segunda -feira (15/01).

Para ter acesso ao serviço gratuito, basta responder ao SMS que deverá ser enviado pelas operadoras de telefonia contendo a seguinte mensagem: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de áreas de riscos". É gratuito e tem como objetivo orientar a população quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

No total, 1.942.528 assinantes já utilizam o serviço.

As mensagens serão envidas pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelas Defesas Civis dos estados.

Caso não receba a mensagem da operadora, o cidadão pode solicitar o cadastramento enviando SMS para o número 40199 com o CEP de interesse. "Para se cadastrar, responda para 40199 com CEP de interesse". Até o momento cerca de 1.775 alertas já foram enviados e 24.851.355 mensagens de texto, segundo a agência. Se o usuário desejar, será possível cancelar o recebimento dos alertas por mensagem de celular. Aqueles que se cadastrem receberão as informações periodicamente.

O serviço será disponibilizado para todo o país até março.

O secretário adjunto da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Fabiano Sousa, defende que o sistema de notificação de emergência via SMS, pelo celular, muda a maneira de trabalhar alertas de desastres no Brasil.

O projeto piloto começou em fevereiro de 2017, com cerca de 500 mil moradores de 20 municípios de Santa Catarina.