Novo Firefox Quantum chega hoje para tentar desbancar o Chrome

Novo Firefox Quantum chega hoje para tentar desbancar o Chrome

Além disso, a empresa destacou que o navegador traz uma nova interface, mais fluida e que agora consome 30% menos memória RAM.

Num mundo onde o Chrome continua a ser o browser dominante, com mais de metade da quota de mercado, a Mozilla continua a apostar em desafiar e ser diferente, e lança hoje o novo Firefox Quantum.

Com a promessa de uma super velocidade, Mozilla anuncia nova versão para o seu navegador Firefox. Também aqui o Firefox Quantum foi melhorado, com uma interface minimalista e pensada para ecrãs de alta resolução. O resultado, segundo Nguyen, é um ganho significativo de velocidade, uma vez que a engine roda em paralelo em múltiplos núcleos de processamento. Nos testes realizados em setembro, a Mozilla mostrou o quanto o novo browser pode ser rápido em comparação com o seu principal rival, o Chrome.

Por fim, a Mozilla também aponta que o Quantum traz melhorias de privacidade, incluindo um novo modo de navegação privada com proteção contra rastreamento. O Firefox indicará ao usuário uma alternativa próxima para que ele não fique sem a funcionalidade. Consequentemente, a navegação geral na web deve ser mais rápida com o Quantum em relação a outros navegadores da atualidade.

"As próximas versões do Firefox incluirão a Quantum Render, uma novíssima e otimizada pipelina de renderização otimizada para GPU e baseada no projeto WebRender, do Servo, e a Quantum DOM Scheduler, uma nova técnica que garante que as abas em segundo plano não deixem suas abas ativas mais lentas", segundo explicou em um post separado o engenheiro da Mozilla, Dan Callahan.