Greve de professores mantém-se, mas negociações podem prosseguir durante noite

Greve de professores mantém-se, mas negociações podem prosseguir durante noite

Para o secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, só é admissível desconvocar o protesto de amanhã, se o governo apresentar um compromisso inequívoco com os professores.

Também a Fenprof espera uma proposta "muito clara e muito concreta" por parte do Governo, na reunião desta terça-feira. O tempo de serviço não está à venda, não é negociável.

O Governo chamou os sindicatos dos professores para reuniões a partir das 15h30 de hoje. Estamos disponíveis, dissemo-lo e repetimo-lo, para encontrar um faseamento na recuperação desse tempo de serviço.

Vamos amanhã todos fazer greve, vamos todos fazer uma grande greve.

"Agora na véspera da ida do sr. ministro [da Educação] à Assembleia da república, é marcada uma reunião para as 17h e, julgamos, que sem a presença do sr. ministro", atirou, "tanto quanto sabemos será com a sra. secretária de Estado".

Em causa estão nove anos, quatro meses e dois dias de tempo de serviço que o Governo não irá ter em conta para efeitos de progressão da carreira dos professores quando, a 1 de janeiro, descongelar as carreiras. Mas têm também dialogado entre si no sentido de articularem novas ações de luta caso o governo não recue nesta matéria.

"Nem passa pela cabeça de ninguém que, contrariamente ao que acontece em outras carreiras que serão agora descongeladas, no caso dos professores, o tempo de serviço é para apagar", defendeu.

A verdade é que esta particularidade já estava prevista nos anteriores Orçamentos do Estado onde se podia ler, precisamente, que "o tempo de serviço prestado (.) não é contado para efeitos de promoção e progressão, em todas as carreiras, cargos e ou categorias, incluindo as integradas em corpos especiais, bem como para efeitos de mudanças de posição remuneratória ou categoria nos casos em que estas apenas dependam do decurso de determinado período de prestação de serviço legalmente estabelecido para o efeito".