Incêndio fecha Parque da Chapada dos Veadeiros durante feriado

Incêndio fecha Parque da Chapada dos Veadeiros durante feriado

Aviões tanque foram usados no combate ao fogo.

Visitações ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na região de Alto Paraíso, em Goias, estão suspensas hoje. Uma equipe passou a noite e a madrugada monitorando o incêndio.

Nessa quinta-feira (12), o parque também esteve fechado.

A temperatura em Alto Paraíso chega a máxima de 37 graus Celsius (ºC).

Segundo os bombeiros, o trabalho é complexo, uma vez que o fogo alcançou áreas de difícil acesso.

As chamas atingiram pelo menos sete pontos da Chapada dos Veadeiros, um dos destinos turísticos mais procurados dos brasilienses. Além de cerca de 50 brigadistas que também atuam em terra no combate ao incêndio. A equipe teve reforço de seis militares do Corpo de Bombeiros de Goiás e de quatro servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, responsável pelo parque, justifica a suspensão por causa de dois focos de incêndio na unidade de conservação.

O gestor afirma ainda que o Parque poderá ser reaberto à visitação a partir da sexta-feira (13), porém, dependerá de avaliação da evolução dos incêndios. Na quinta-feira (12/10) Fernando Tatagiba explicou que o fogo dentro do parque tinha uma linha de 5 quilômetros de extensão, mas o total da área queimada só deverá ser contabilizada ao fim da operação com imagens de satélite.