Coreia do Norte Merkel favorável a negociação direta com Pyongyang

Coreia do Norte Merkel favorável a negociação direta com Pyongyang

Nós não podemos garantir que esse conteúdo seja exibido sem barreiras.

"No leste da Ásia, o regime cada vez mais agressivo e isolado da Coreia do Norte ameaça democracias na Coreia do Sul, Japão e, o que é mais importante e mais recente, ampliou estas ameaças aos Estados Unidos, colocando todo o mundo em perigo", afirmou Tillerson.

O Conselho de Segurança pediu que os norte-coreanos adotem ações imediatas para mostrar seu compromisso com o abandono de seu programa nuclear.

Num comunicado reproduzido pela agência de notícias oficial norte-coreana, KCNA, o Ministério dos Negócios Estrangeiros adverte que se Washington "avançar com esta 'resolução' ilegal sobre um endurecimento das sanções, a Coreia do Norte assegurará que seja absolutamente certo que os Estados Unidos paguem o preço".

O teste com uma bomba de hidrogénio foi o mais potente levado a cabo pelo regime norte-coreano e suscitou a condenação da comunidade internacional, aumentando a tensão na região.

Sistema de defesa antiaérea Sosna
Engineering Design Bureau Senador russo mísseis da Coreia do Norte não ameaçam Rússia

Adotando um tom mais duro que o secretário, o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, H.R. McMaster, disse que a paciência dos EUA para soluções diplomáticas para a Coreia do Norte está se esgotando rapidamente.

A explosão teve uma potência de 250 quilotoneladas, 16 vezes superior à da bomba lançada pelos Estados Unidos sobre a cidade japonesa de Hiroshima, em 1945, segundo as mais recentes estimativas divulgadas pelo portal especializado na Coreia do Norte, 38 North, com base na revisão em alta da magnitude do abalo gerado feita pela Organização do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares.

"Para aqueles. que vêm comentando sobre a falta de uma opção militar, existe uma opção militar", disse, acrescentando que não seria a escolha preferida do governo do presidente norte-americano, Donald Trump. Não se sabe ainda o paradeiro do míssil de longo alcance. O míssil voou por cerca de 20 minutos até cair no Oceano Pacífico às 7hs16, cerca de 2 mil quilômetros ao leste de Hokkaido, informou a emissora NHK, citando funcionários do governo japonês.

Mas a nota também informa que a precisão do míssil, ainda em fase inicial de desenvolvimento, é baixa.