Temer diz que país recuperará grau de investimento no país em breve

Temer diz que país recuperará grau de investimento no país em breve

Último a discursar no evento lotado de políticos, Temer também defendeu as reformas que vêm fazendo em seu governo, falou da contribuição do setor agropecuário para o país sair da crise e avaliou que a "animosidade" entre os brasileiros não é benéfica.

A escolha de Lucas do Rio Verde para a instalação da usina se deve ao fato de o município ser o maior produtor de milho do estado e, consequentemente, a matéria-prima tem o preço um pouco mais baixo, segundo os empresários. O presidente da República, Michel Temer, e o governador Pedro Taques participaram da cerimônia de inauguração. Acompanhado de uma comitiva de autoridades, o presidente participou da inauguração da primeira usina de etanol produzido exclusivamente a partir do milho, a FS Bioenergia.

Sobre a usina, o presidente Temer ressaltou que "é um orgulho visitar a primeira usina de etanol do país, e isso significa que muitas outras virão, de acordo com o meio ambiente e a preservação, temos consciência disso". "Mato Grosso tem ajudado o país e o Brasil precisa ter um olhar diferenciado para este Estado". Para Taques, há necessidade do Governo Federal resolva problemas como a saída para o norte, através da BR-163 e para o Oeste pela BR-242, bem como a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) e a Ferrogrão. "Esse programa é muito bom e por isso que o presidente veio aqui", defendeu.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi destacou a importância da planta na cidade para o consumo a produção local de milho.

Segundo o ministro, Lucas do Rio Verde "é onde as coisas funcionam na política e na área empresarial".

"O Brasil, o Mato Grosso, pode produzir o quanto quiser (de milho)". Blairo também lembrou que o uso do milho para fazer etanol em nada atrapalha na questão da alimentação. "O risco Brasil já caiu sensivelmente e vamos recuperar o nível de investimento", disse em discurso durante a inauguração de uma usina de etanol de milho.

A previsão de colheita de milho é de 97,1 milhões de toneladas no Brasil.

As manifestações na região produtora de soja, milho e algodão começaram no dia 1º de agosto e se intensificaram nesta sexta. Afirmou também que no início dos trabalhos, procurou-se tecnologia que já era usada nos Estados Unidos em mais de 100 plantas espalhadas pelo país.

Considerado o estado agrícola mais proeminente, Mato Grosso teve hoje um dia histórico. Na época do anúncio da alta, no final do mês passado, Michel Temer disse tranquilamente que não estava preocupado com uma reação do povo brasileiro: "A população brasileira vai entender", disse.

Além da produção de etanol, a unidade ainda terá potencial para produzir anualmente até 186 mil toneladas de farelo de milho (DDG), sendo 125 mil toneladas de farelo com alto teor de fibra e 61 mil toneladas de farelo com alto teor de proteína.

Após ouvir o governador, Temer limitou-se a dizer que está consciente das reivindicações dos produtores.