Trump propõe painéis solares em muro na fronteira com México

Trump propõe painéis solares em muro na fronteira com México

Presidente americano sugere gerar energia no local para financiar obra e melhorar aparência.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, jogou um novo conceito aos seus apoiadores para a muralha que ele pretende erguer na fronteira mexicana: cobri-la com painéis solares e usar a energia para cobrir custos de construção.

"Estamos pensando em construir o muro como um muro solar, algo que crie energia e se autofinancie".

"E assim, o México terá que pagar muito menos dinheiro".

Em Cedar Rapids, o presidente destacou que essa "ideia singular" é sua, pois ele é um construtor.

Há vários meses, a administração dos EUA lançou um pedido por propostas para a construção da muralha de fronteira, uma das quais - apresentada por um homem de negócios de Las Vegas chamado Tom Gleason - envolvia o uso de painéis solares. Especialistas em energia ponderam que levaria muito mais tempo porque há partes da fronteira obstruídas ou inaptas atualmente para projetos de energia solar. Estamos a pensar construir um muro como um muro solar.

Após o encontro com Trump e outros legisladores na Casa Branca, no último dia 6, o congressista republicano Steve Scalise disse que o governante tinha falado com eles sobre a ideia de "um muro que funcionaria como um painel solar para que se autofinanciasse". Além de não se retratar, o magnata solicitou ao Congresso um orçamento para a construção do muro, com a promessa de que depois seria reembolsado pelos mexicanos, mas os democratas se negaram a aprovar o texto.