Liga dos Bombeiros apela para suspensão de doações

Liga dos Bombeiros apela para suspensão de doações

A informação foi dada pelo presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, que mencionou a morte de um bombeiro de Castanheira de Pêra que "de forma voluntária, mas não negligenciada, tentou salvar a vida dos outros", assim referiu o responsável da liga. Jaime Marta Soares disse que se trata de um bombeiro que se encontrava hospitalizado em Coimbra.

"O incêndio já estava a decorrer há cerca de duas horas", disse Jaime Marta Soares, acrescentando: "Eu tenho para mim de que o incêndio teve origem em mão criminosa".

Ainda nesta entrevista, apesar de admitir que o SIRESP (Rede Nacional de Emergência e Segurança) teve algumas dificuldades, Marta Soares diz que isso não justifica tudo o que aconteceu, exigindo também nesta matéria uma "análise em profundidade ao que falhou" porque "não se pode no momento de um sinistro desta dimensão estar a inventar". Têm feito um trabalho muito sério, competente e capaz.

"Tenho um profundo respeito pelas forças de segurança. A situação tem de ser analisada", acrescentou.

Este bombeiro "morreu em serviço do seu país, de todos nós", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, durante uma visita ao posto de comando da serra de São Macário, de onde pôde ver uma das frentes do incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande e já provocou 63 mortos.

Confrontada com as suspeições sobre a origem criminosa do incêndio, avançadas pelo presidente da Liga dos Bombeiros, Francisca Van Dunem lembrou que a tragédia deu origem a um inquérito criminal, dirigido pelo MP, para apurar as causas, "pese embora a circunstância da Polícia Judiciária ter dito no primeiro dia que entendia que a avaliação que fazia era num determinado sentido", ou seja, que tivera origem numa trovoada seca.

Fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmou na segunda-feira que foram registadas descargas elétricas na altura em que foi reportado o início do incêndio de Pedrógão Grande, mas revelou que os dados estão ainda em análise, uma vez que é utilizado um sistema de deteção remota que tem sempre uma margem de erro.