Primeiras imagens do novo Kia Stonic

Primeiras imagens do novo Kia Stonic

Chama-se Stonic e estas são as primeiras imagens e informações. Uma semana depois da apresentação do surpreendente Hyundai Kauai, a segunda marca do Grupo Hyundai apresentou também a sua proposta, o Kia Stonic. Começará a chegar ao mercado europeu no outono. "No início do próximo ano, está previsto o lançamento de mais um 'crossover" com base no actual Picanto.

Desenhado na Europa em estreita colaboração com o centro de design da Kia na Coreia do Sul, o Kia Stonic nasce da mesma plataforma do utilitário Kia Rio - ao contrário do Hyundai Kauai que estreia uma plataforma totalmente nova. Segundo os responsáveis da Kia, a personalização é importante para muitos clientes deste segmento, razão pela qual o tejadilho estilo 'Targa' do Stonic permite escolher um acabamento exterior em dois tons de pintura, inspirado no design do protótipo de 2013 Kia Provo.

O Stonic será o quarto modelo da gama SUV/crossovers da marca coreana, juntando-se ao compacto Sportage, ao híbrido Niro e ao Sorento, um SUV de dimensões médias com versões de 5 ou 7 lugares. A Kia também oferecerá pacotes de cores vivas para o interior, enquanto o painel tem central multimídia com Android Auto e Apple Car Play como padrão em todas as versões.

Mecanicamente, a Kia aposta no mercado nacional no bloco tricilíndrico a gasolina T-GDI (turbo com injecção directa de gasolina), de 1,0 litros e 120 cv, e no Diesel de 1,6 litros e 110 cv com baixos consumos e nível de emissões poluentes.

Quanto à habitabilidade, a Kia promete espaço na zona dos ombros, pernas e cabeça acima da média do segmento.