Calor acima dos 40 graus este fim de semana

Calor acima dos 40 graus este fim de semana

As temperaturas máximas nestes oito distritos vão oscilar entre os 35 graus na Guarda e os 43 graus em Évora.

Vinte concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro apresentam hoje risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o Instituto, durante a tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro, onde há possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada. O 'aviso laranja', o segundo mais grave numa escala de quatro, é emitido sempre que há uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o 'aviso amarelo' alerta para risco em "determinadas atividades dependente da situação meteorológica".

De acordo com o IPMA, em risco 'máximo' de incêndio estão os concelhos de Mogadouro, Alfandega da Fé, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta (Bragança), Vila de Rei, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão (Castelo Branco), Mação e Abrantes (Santarém), Gavião e Nisa (Portalegre).

O continente apresenta risco de incêndio em vários níveis.

A previsão aponta também para vento em geral fraco, predominando do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde.

O IPMA colocou também em risco 'muito elevado' de incêndio os concelhos de Faro, Beja, Évora, Santarém, Portalegre, Coimbra, Leiria, Lisboa, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Bragança, Aveiro e Vila Real.