Sismo em Amarante sem vítimas ou danos materiais

Sismo em Amarante sem vítimas ou danos materiais

Segundo a informação disponível, não se registaram danos pessoais ou materiais.

Segundo o IPMA, o sismo, com epicentro próximo da Madalena, foi registado nas estações da rede sísmica do arquipélago às 16:31 locais (mais uma hora em Lisboa).

A terra tremeu pelas 17:03 horas na zona norte do país, e também em Vila Verde, após sismo com epicentro em Amarante, classificado com magnitude de 3.5 na Escala de Ritcher, segundo dados divulgados pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

O comandante da Proteção Civil de Amarante disse que o sismo de hoje foi sentido, com grande intensidade, "de lés a lés do concelho", deixando preocupados muitos munícipes que ligaram para a autarquia. Essas placas são como peças de um puzzle que deslizam por cima do magma, uma camada em estado semi-líquido feita de rocha fundida a temperaturas muito altas.

"É evidente que procurámos junto das entidades responsáveis recolher essa informação e logo que a obtivemos fomos comunicando à população", referiu o responsável da Proteção Civil em Amarante.

Localidades como Guimarães, Penafiel, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes e Braga sentiram o abalo.

A Lusa contactou os serviços de proteção civil daqueles municípios, que comunicaram não haver indicação de quaisquer danos.