Abutres gay chocaram ovo de cria que adotaram

Abutres gay chocaram ovo de cria que adotaram

Este caso se tornou especial porque foi a primeira vez que um casal de abutres chocou um ovo dentro de um zoológico na Holanda. Os dois estão juntos "há alguns anos", segundo os responsáveis do zoo, citados pela BBC, e agora chocaram um ovo e estão a tomar conta da cria de 20 dias. "Já os temos juntos há muitos anos".

O tratador Job van Tol disse que os dois pais são "um casal muito unido" e estão exercendo a paternidade de "maneira perfeita".

"Mas, sendo machos, a única coisa que eles não conseguem é colocar um ovo", acrescentou. "Não tínhamos garantia de sucesso, mas pensamos que essa era justamente a nossa chance".

"Tal como em algumas espécies de pinguins, os abutres fazem as mesmas tarefas, de forma rotativa". O pequenino abutre tem hoje 20 dias de idade e é cuidado pelos papais abutre com muito carinho. As fêmeas depositam os ovos, mas depois é o casal, em conjunto, que os vai chocar.

Foi inicialmente posto numa incubadora, mas como casal de abutres do mesmo sexo estava a construir um ninho, os tratadores resolveram deixar lá o ovo. "Os machos estão programados para ter todo o cuidado necessário", explica.

"Temos sorte de ter duas histórias muito especiais neste ano", disse Van Tol.

"Os abutres são muito maternos e protetores".

Na maioria das espécies de abutres, é difícil distinguir os machos das fêmeas na natureza.